Notícias

Johan Caldeira é o novo campeão nacional dos 10000 metros

09/04/2014

O atleta Johan Caldeira, do Clube de Campismo de São João da Madeira, sagrou-se, no passado dia 29 de março, campeão nacional dos 10000 metros, na Pista de Atletismo do Inatel, em Lisboa, no escalão de sub-23.

Com o tempo de 30.53,06, o corredor da Associação de Atletismo de Aveiro superiorizou-se a toda a concorrência alcançando, deste modo, o seu segundo título nacional, o primeiro em pista.

 

“Confesso que não estava à espera de sagrar-me campeão nacional. O meu objetivo era apenas fazer o meu melhor e bater o recorde pessoal, mas quando vi que um dos atletas tinha encostado, fiquei mais confiante e tentei aguentar com outro adversário para no final ver qual de nós teria mais pernas”, recordou o jovem atleta, de 21 anos de idade.

 

Dizendo-se “mais confortável” nos 3000 e 10000 metros, o novo campeão nacional referiu que lhe falta correr os 5000 metros. “Não sou muito de distâncias curtas, mas sei que também são precisas. Esta época ainda não tive oportunidade de experimentar os 5000 metros, mas penso que terei boas recordações”, perspetivou Johan Caldeira.

 

“Penso nos Jogos Olímpicos”

 

Conquistado o lugar mais alto no pódio, o segundo título na sua carreira depois de já ter sido campeão nacional na Montanha, quando vestia a camisola da União Desportiva de Valmaior, o corredor aveirense parte já para outras metas com um sonho em mente.

 

“Os meus objetivos, para o futuro, passam por evoluir aos poucos e com tempo. Julgo que não devemos ter pressas, porque a seu tempo o trabalho que é feito deverá dar resultados, mas sempre com os pés bem assentes na terra. Quero continuar a aproveitar ao máximo os treinos e saborear as boas surpresas que vão surgindo. Como é óbvio, penso nos Jogos Olímpicos, mas a seu tempo terei as respostas às minhas dúvidas.”

 

Para continuar a dar vida a esse sonho de criança, Johan Caldeira deixa agradecimentos ao seu treinador atual, Joaquim Cruz, mas também a Márcia Martins, sua ex-treinadora, e ao companheiro de treinos, Pedro Cruz. “Todos importantes nos sucessos que vou tendo”, sublinhou o campeão.

 

Apoios

© 2020 Associação de Atletismo de Aveiro
by INOVAnet