Notícias

Taça de Portugal de Montanha com forte marca aveirense

04/08/2014

Decorreu, no passado dia 26 de julho, em Mondim de Basto, a Taça de Portugal de Montanha, prova constituída por quatro circuitos.

A região minhota foi o derradeiro local de uma competição onde os atletas da Associação de Atletismo de Aveiro realizaram marcas sensacionais aos olhos da elevada que esteve em Lamego, Albergaria-a-Velha, Sabugal e, por último, Mondim de Basto.

O Grupo Desportivo Cultural de Castelo de Paiva voltou a estar em destaque, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, repetindo o segundo lugar da classificação geral colectiva, ficando atrás do Futebol Clube de Penafiel.

Também o Clube Desportivo de Campinho reservou um lugar no pódio, o terceiro, mostrando a força que os clubes aveirenses mantêm em provas de montanha.

Se a nível colectivo o feito justifica, em larga escala, o aplauso geral, que nem o sexto lugar da ADERCUS deve ser esquecido, ainda que tenha participado em menor número de provas, no plano individual há a salientar e valorizar os vários títulos obtidos.

“Estamos há 10 anos nas provas de Montanha e fomos sempre ao pódio. Esta época, aquilo que eu posso dizer é que tanto nós como o Penafiel mostrámos ser as duas melhores equipas portuguesas. Penso que o Penafiel acabou por ganhar bem, enquanto nós fizemos o nosso papel. Nota positiva para o distrito de Aveiro nesta Taça de Portugal. Não posso deixar de criticar os regulamentos da Taça de Portugal porque não dão o mérito aos atletas. Isto porquê? Porque não devia ser permitido, nas provas de Montanha, caminhar como fazem um grande número de participantes. Digo isto há muito tempo e vou continuar a fazer esta crítica”, referiu Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva.

Dois campeões

Liliana Bastos (CDC) e Bruno Vieira (GDCCP), ambos juniores e os dois com os mesmos 28 pontos finais, conquistaram a Taça de Portugal de Montanha. A proeza destes jovens atletas confirma, em absoluto, o potencial que vêm demonstrando ter e serviu para validar o favoritismo que lhes era atribuído. Ainda em juniores femininos, Patrícia Tavares (CDC) ficou na segunda posição tal como o seu colega de equipa, João Correia, no setor masculino e também no escalão de júnior, logrou alcançar semelhante resultado no pódio.

Em seniores masculinos, Vítor Barbosa (GDCCP) obteve o segundo lugar final. Nota para as medalhas de bronze ganhas por Helena Mourão (GDCCP) e Carlos Silva (GDCCP), os dois no escalão de veteranos. Joana Nunes, da ADERCUS, ficou por um meritório 4º lugar, em seniores femininos, tendo participado apenas em duas provas.

No percurso final de Mondim de Basto, Carla Martinho (ADERCUS) bateu toda a concorrência somando os seus únicos 14 pontos da Taça de Portugal de Montanha. Bruno Vieira e o juvenil Celso Pereira (CDC) também subiram ao lugar mais alto do pódio nesta bonita região minhota.

As classificações finais podem ser consultadas aqui.

Juntos, somos atletismo!

Apoios

© 2020 Associação de Atletismo de Aveiro
by INOVAnet