Notícias

Trio de angolanos em estágio na AAA

17/09/2012

A Associação de Atletismo de Aveiro tem, no seu seio, três atletas angolanos que trabalham sob as ordens do técnico Ricardo Esteves desde o passado dias 25 de julho.

Alexandre João, de 28 anos, Francisco Caluf, de 22 anos, e Severino Vicente, de 20 anos, procuram aperfeiçoar o trabalho de modo a obterem melhores resultados nos campeonatos do mundo que irão estar envolvidos, mas também já a pensar nos próximos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

O estágio, que se irá prolongar até ao próximo mês de outubro, já produziu os efeitos desejados com a participação meritória dos atletas na meia-maratona internacional Sportzone, realizada neste domingo na cidade do Porto.

Alexandre João termino a prova no 21.º lugar, obtendo um tempo de 1:07:11, tendo o seu compatriota Francisco Caluf ficado no 22.º lugar, com 1:07:49, e Severino Vicente, participando pela primeira nesta distância, alcançado um tempo de 1:10:56, conseguindo um 33.º lugar.

“Para o Alexandre João, foi a confirmação dos resultados que vem obtendo nas duas competições realizadas anteriormente em Portugal e que demonstram a possibilidade de alcançar o mínimo internacional de 02:17:00 na maratona. Quanto ao Francisco Caluf, demonstrou estar a subir de forma para daqui a duas semanas participar, em Kavarna – Bulgária, no mundial de meia-maratona. O Severino Vicente registou a sua primeira marca na distância, aos 20 anos de idade, tendo concluído a prova com um último km de corrida percorrido em 2min57seg, com grande frescura física, após uma prova com um andamento extremamente controlado. Este foi um teste ao trabalho aeróbio desenvolvido como base para uma época que se pretende cujas melhores marcas venham a ser obtidas nos 5 mil metro”, declarou, ao site da AAA, Ricardo Esteves.

Mundiais como próximos objectivos

Francisco Caluf, natural de Lubango, cuja especialidade são os 10 mil metros, tem o mundial de Kavarna, na Bulgária, como objectivo premente, onde ira competir na meia-maratona.

“Estou a gostar muito de estar a estagiar em Portugal, junto da Associação de Atletismo de Aveiro. Com este treinador, tenho aprendido muito e o trabalho tem sido muito intenso o que só me ajuda a evoluir.”

Alexandre João, do Bié, também tem um campeonato do mundo em mente, em Moscovo, já me 2013. A sua experiência no nosso país deixa-o com a firme sensação de estar a evoluir.

“Está a correr tudo muito bem. É muito importante trabalhar junto do professor Ricardo Esteves.”

Novo na idade, Severino Vicente é o mais tímido do grupo, mas decidido na análise.

“Gosto muito do que faço, dos métodos de trabalho do professor, apesar do muito calor que se faz sentir em Portugal. Mas sinto, sinceramente, que estou a evoluir em todos os aspectos”, referiu o jovem atleta natural de Kuanza Sul e especialista nos 5 mil metros.

 

Apoios