Notícias

Distrital de Estrada disputou-se em Cesar

27/01/2014

Num dia de pleno Inverno, algo presente na história desta prova, Cesar recebeu a 15ª edição do seu Grande Prémio de Atletismo.

Esta competição, que já acolheu o Campeonato Nacional de Estrada no passado, foi este ano Campeonato Distrital da modalidade, não deixando por isso de acolher alguns atletas de relevância nacional.

Desde as 9:30 horas, atletas de todos os escalões competiram na vila pertencente ao concelho de Oliveira de Azeméis. A prova principal estava marcada para as 10:40 e cerca de 550 atletas marcavam presença na linha de partida, prontos a concluir os 7500 metros.

Depois de três voltas num percurso com algum desnível, Hugo Almeida (CC São João da Madeira) surgiu em 1º lugar destacado, cortando a meta com 25.55 minutos. O atleta que já tinha vencido esta prova o ano passado revalidou o título de campeão distrital e do próprio Grande Prémio admitindo que, apesar de ontem ter competido no apuramento para o nacional de clubes, tinha a ambição de revalidar estes títulos. O atleta sanjoanense afirmou que, em termos de objetivos para este ano, para além dos objetivos de pista da equipa, """"gostava de vencer todas as fases distritais do corta-mato, tanto do longo como do curto e a nível nacional gostava de na pista coberta lutar pelo pódio (3000 metros).

O pódio ficou composto por José Costa, ainda em representação da equipa The Cleans, que cortou a meta com 26.09 minutos. Bruno Henriques (Jobra) foi o 3º classificado terminando em 26.12 minutos e somou ao 3º lugar da prova, o 2º no Campeonato Distrital de Estrada. A nível distrital o pódio ficou completo com Pedro Cruz (GDJ Cruz &" " Irmãos), que terminou com 26.23 minutos.

Do lado feminino, Clarisse Cruz (Sporting CP) foi a mais rápida completando as 3 voltas em 29.49 minutos. A atleta ovarense, que representa a equipa leonina, revelou ao Atleta-Digital que não foi a primeira vez que correu em Cesar e, """"apesar de ser um percurso um bocadinho duro faz-se com facilidade"""". Clarisse encarou este Grande Prémio como """"uma prova de preparação para os crosses nacionais"""", um dos objetivos da equipa que representa, a par da Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista, que se realiza em Maio. A nível individual """"o objetivo é, se tudo correr bem, o Europeu (nos obstáculos)"""" .

O pódio ficou completo com duas atletas da Adercus, Carla Martinho (29.58) e Joana Nunes (30.35) que ocuparam o 2º e 3º lugares, respetivamente. O pódio distrital teve uma hegemonia da equipa de Oliveira do Bairro com Carla Martinho, Joana Nunes e Sara Carvalho a serem as três melhores atletas de estrada do distrito de Aveiro.

A madrinha da prova foi Sara Moreira, que para além de dar algumas partidas para as provas dos mais novos, foi homenageada pelo clube que organiza a prova, bem como pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal locais.

Apoios

© 2020 Associação de Atletismo de Aveiro
by INOVAnet