Notícias

José Pinho pulverizou recorde distrital na seleção

18/03/2014

A primeira internacionalização do lançador José Pinho, na Taça da Europa de Lançamento de Inverno, que decorreu este fim-de-semana em Leiria, teve tudo para ser memorável.

O atleta do Núcleo de Atletismo de Cucujães lançou o Disco de 2 kg a uma distância de 46.71 metros, batendo o seu próprio recorde pessoal e, consequentemente, o máximo do distrito de Aveiro.

“Sendo a minha primeira vez numa prova deste género acho que foi bom porque bati o meu recorde pessoal por mais de um metro. Sinto que podia ter feito ainda um pouco mais, mas fiquei satisfeito com o meu desempenho. Este resultado também se deveu muito ao apoio dos outros atletas da selecção, dos meus amigos e colegas de treino que me estiveram a apoiar na prova e sobretudo ao meu treinador António Pinho, que tem feito um excelente trabalho comigo, o que me tem permitido evoluir até agora”, revelou o atleta, ainda com idade júnior mas que o seleccionador Paulo Reis convocou-o para competir no escalão de sub-23.

Com o 16.º lugar obtido, que resultou numa prestação notável, José Pinho faz já projetos para voltar a vestir a camisola de Portugal. “Como já tinha mencionado, a minha chamada foi mesmo a pensar em provas futuras. O principal objetivo desta época é competir no meu escalão no Campeonato do Mundo de Juniores. Aí, será sempre para dar o meu melhor, mas sobretudo atingir uma classificação dentro dos 3/4 primeiros lugares, o que me permitiria entrar na alta-competição e obter mais apoio ao nível da Federação.”

Pulverizado que está o recorde distrital, o jovem lançador não vacila quando confrontado com a questão se será possível ir ainda mais além na distância já alcançada no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria: “esta marca que fiz passa a ser novo recorde pessoal e distrital, que já era meu, mas claro que posso sempre melhorar até porque a maioria das competições que faço são com o Disco de 1.750 kg e não de 2 kg. Por isso, tenho mais dificuldade em melhorar esta marca, mas acredito que vou fazê-lo e que posso aproximar já este ano aos 50 metros.”

Da parte do seleccionador nacional para esta prova, Paulo Reis, a avaliação à prestação de José Pinho mereceu palavras de elogios. “Foi o seu primeiro teste e esperamos que se sigam bastantes mais. Sabíamos que estaria perante uma prova de grande exigência, havia alguma expectativa de nervosismo e ansiedade que existiu de início, mas depois libertou-se e acabou mesmo por bater o seu recorde pessoal. Foi uma estreia positiva!” Numa perspetiva de futuro próximo, o seleccionador acredita que o lançador aveirense marcará presença no próximo Campeonato do Mundo de juniores, que se realizará nos Estados Unidos da América, ainda melhor preparado. “Estou convencido que nessa altura, o José Pinho aparecerá com outra maturidade, mais experiente e mais sereno.”

Apoios

© 2020 Associação de Atletismo de Aveiro
by INOVAnet