Associação de Atletismo de Aveiro

 
 

NOTÍCIA

CARLA MARTINHO UMA CAMPEÃ COM PAIXÃO PELO ATLETISMO

12-09-2017

Carla Martinho, um dos rostos mais conhecidos do atletismo aveirense faz o balanço daquela que considera ter sido a sua melhor época de sempre


 

Carla Martinho do Recreio de Águeda é uma das atletas mais conhecidas no distrito de Aveiro. O palmarés fala por si, continua ano após ano a “colecionar” títulos regionais, somando ainda boas prestações nos Campeonatos Nacionais e com diversas chamadas à seleção nacional.

A atleta da Palhaça, Oliveira do Bairro, que considera ter sido esta uma das suas melhores épocas de sempre, com pódios coletivos em corta mato e estrada, conseguiu ainda bater o seu recorde pessoal na Meia Maratona. Em relação à Maratona, a capitã das meninas dos galos de Botareu, revela bem a sua forma de estar no atletismo, só tentará os 42 km quando tiver tempo para treinar. Uma campeã, para quem o tempo parece não passar e que sente uma forte paixão pelo atletismo.

 

AAA - Um época positiva, bons resultados e chamadas à seleção nacional?

CM - Foi uma época muito positiva com bons resultados tanto no coletivo como individual, e 2 chamadas à seleção para o europeu e mundial na corrida de montanha. Naquela que terá sido provavelmente a minha melhor época, acho que posso considerar muito positiva.                                                                                                                    

- O que destaca dos resultados que alcançou?

- Penso que posso dizer que foi mesma uma das minhas melhores épocas, tanto a nível nacional como distrital fui sexta no nacional de estrada, nona no nacional cross longo, sexta no nacional de cross curto e segunda no nacional de corrida de montanha, contribuindo assim para o excelente resultado coletivo. Fui também campeã distrital de estrada, cross longo e crosse curto. Representei a seleção nacional no europeu e mundial em corrida de montanha onde obtive um dos meus melhores resultados tanto a nível individual como coletivo. Aos 40 anos bati o meu recorde pessoal á meia maratona com o tempo de 1H15M45S.

- Os títulos coletivos de Vice-Campeã Nacional coletivos foram uma das grandes conquistas da sua carreira?

-São títulos sempre importantes, ainda mais quando estamos a representar um novo clube que não tinha atletismo. Foram grandes conquistas coletivas que engrandecem o nosso currículo.

- A Carla Martinho bateu este ano o recorde pessoal na Meia Maratona, não ambiciona “atacar” a distancia mais longa, para tentar bons resultados nos 42 km?

-Já pensei na Maratona, mas para fazer uma maratona em bom plano precisamos de tempo para treinar e descansar e falta-me esse tempo. Conciliar trabalho com treino normal já é difícil quanto mais treinar para a maratona, eu para fazer a maratona tinha de ter certeza que iria lutar por um bom tempo.

- A Carla Martinho continua a alcançar bons resultados na Montanha, gosta de percursos mais difíceis?

-Este ano tive bons resultados nos dois percursos, tanto no sempre a subir, como no soube e desce acho que quando estamos a treinar bem fica mais fácil ter bons resultados seja difícil ou mais fácil o percurso. O trabalho é o principal aliado dos bons resultados.

- A Carla Martinho é um nome referência no atletismo aveirense, o que sente por isso?

- Se a “Carla Martinho” for mesmo um nome de referencia é um orgulho para mim, espero servir como exemplo para os mais novos. Ser atleta não é fácil temos de ter muita força de vontade de vencer, mas para “vencer” meninos é preciso muito trabalho e dedicação. 

- A sua filha já corre, curiosamente no primeiro clube da Carla, a ADREP, teremos uma nova Campeã na família?

-Não sei se vai ser campeã, objetivo é que faça desporto e acima de tudo se divirta.

- A mudança da ADERCUS para o Águeda foi apenas de emblema, as vitórias continuaram?

- Sim, só mudaram as cores os objetivos das atletas e treinador foram os mesmos lutar sempre por bons resultados tanto no individual como coletivo.

- O Recreio de Águeda está a crescer muito, pode tornar-se num clube referência na modalidade?

- Penso que nesta altura o Recreio Desportivo de Águeda já é uma referência fomos vice-campeãs nacionais na estrada, no cross longo, no crosse curto e campeãs nacionais na corrida de montanha. Alguns atletas nos pódios nacionais e outras tantas atletas a serem chamadas à seleção nacional e isso faz do Recreio de Águeda uma referencia.

- Que opinião tem sobre um dos grandes valores do clube, a Beatriz?

-Uma miúda muito dedicada, trabalhadora, penso que a Beatriz tem tudo para ser uma grande atleta. Os resultados começam a demonstrar que estamos perante um valor certo de futuro.

- Com 40 anos a Carla Martinho continua em grande, qual o segredo desta longevidade?

- O segredo? Gostar de atletismo, trabalhar muito. É importante fazer o que se gosta, caso contrário andamos contrariados. Este desporto é a minha vida, não me imagino sem o “meu” atletismo.

- Que objetivos para a próxima época?

- Aos 40 anos os objetivos são sempre a curto prazo, mas é sempre tentar melhorar e tentar dignificar as cores do meu clube. Gosto de andar sempre no limite, tentar superar-me ao máximo, tudo o que possa conseguir será sempre bom, pois sei o que passo e o que faço para chegar aos resultados.

 

Conhecer melhor Carla Martinho

- Livro: O sorriso é das estrelas

- Tempos livres: Estar com as pessoas que gosto

- Prato preferido: Arroz de peixe.

- Carne/ peixe? Peixe.

- Local preferido: Gerês.

- Mar ou campo? Campo.

- Ídolos: As pessoas que conseguem concretizar os seus objetivos com trabalho.

- Música preferida: Gosto de ouvir todo o género de música.

- Filme preferido: Em busca de um milagre.

- Indispensável: Uns ténis, calções, top e o telemóvel.

voltar

PRÓXIMOS EVENTOS

30-09-2017

II Ulfilanis Run

Fiães
ver (+)

INFORMAÇÕES

- Comunicados Oficiais 2016/2017

 

 - Calendário Oficial 2016/2017-7ªversão 18/04/2017

 

- Normas Administrativas 2016/2017

APOIOS

Ria BladessagipermcdonaldsTensaiAveiprintDelta
© 2015 Associação de Atletismo de Aveiro | By INOVAnet